sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Planetário de Parnamirim-RN

O planetário é um ''grande treatro de estrelas'', uma sala especial no interior  de uma cúpula onde se reproduz, de forma virtual, o céu estrelado, mostrando de maneira clara os fenomenos que ocorrem no universo.
 Há muito tempo o Rio Grande do Norte ansiava por um planetário fixo. A única iniciativa que até o momento deu frutos partiu da prefeitura de Parnamirim.
O planetário foi inalgurado em 30 de dezembro de 2008 com um projetor de estrelas com tecnológia 100% nacional e dois projetores auxiliares para exibição de conteúdos multimídia.

Forte dos Reis Magos

 O Forte dos Reis Magos encontra-se no final da praia do meio, na chamada Praia do Forte.
A construção demorou 30 anos e foi concluída em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis; essa data é feriado municipal em Natal.
 O forte foi construído sobre os arrecifes, para garantir que o embasamento fosse sólido; foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidos de Portugal.
O arquiteto, que era também o padre da missão portuguesa, chamado Gaspar de Samperes, adotou o estilo que era o convencional da época: um forte de cinco pontas. O forte tinha vistas para o oceano, o rio Potengi, as matas e o que veio a se tornar a cidade de Natal.
O forte foi dominado pelos holandeses de 1630 a 1654, quando foi retomado pelos portugueses. Além desse episódio, o forte teve presença histórica em outros momentos; por exemplo, o forte foi usado como prisão pelos portugueses para confinar os que tentavam a Independência, e a seguir foi utilizado pelos brasileiros para confinar os rebeldes portugueses.

Imagens das Dunas






Trilha Péroba



Existem três trilhas no Parque das Dunas, duas delas cortam o Parque no sentido oeste-leste, saindo do Bosque dos Namorados e chegando até um mirante na Via Costeira, a outra trilha que é destinada à crianças e adultos sedentários, passa por um curto trecho da mata e retorna ao Bosque.
O visitante que participa das Trilhas tem a oportunidade, com a ajuda de guias especializados e do policial ambiental, de conhecer de perto toda a grandiosidade do ecossistema dunar, geologia, a fauna e a flora do Parque, além dos atributos importantes para a nossa qualidade de vida (água, ar, clima.




 Trilha Peroba
Extensão - 2.400 metros (ida e volta)
Tempo de percurso - 1:30 horas
Final da trilha – Mirante, onde se vê a Via Costeira, com uma bela vista do Morro do Careca e do mar.
Número de pessoas por trilha - 25 pessoas, no máximo.



 


Parque das Dunas




Uma das últimas áreas densas de Mata Atlântica preservada no Estado, o Parque das Dunas é considerado o segundo maior parque urbano do Brasil, superado, em tamanho, apenas pela Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.


Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção. Daí vem seu potencial científico e paisagístico, com condições de uso para a pesquisa, educação ambiental, lazer e turismo ecológico, além de sua importância geológico-geomorfológica.

Parque das Dunas - parte histórica

Em 1970 o Governo do Estado, a partir de uma proposta integrada de ocupação do solo na faixa costeira de Natal, entre as praias de Ponta Negra e Mãe Luiza, deu início à implantação do Projeto “Via Costeira – Parque das Dunas”.
Na concepção e execução desse Projeto deveriam estar presentes os cuidados quanto à forma de intervenção no ecossistema dunar e a perspectiva de datar a área de uma estrutura voltada para a conservação ambiental, o turismo e lazer.

Rocha mais antiga da América Latina

Em Serra Caiada está localizada a rocha mais antiga da América Latina, com 3,4 bilhões de anos, faz parte da Era Arqueozóica do período Pré- Cambriano. Essa rocha possui formação Cristalina com 285m de altura, 10 km de profundidade e 3000 km².

A rocha imponente, com suas manchas que lembram uma pintura de cal, surgi por trás das miúdas casas, possuindo atributos de fazer inveja, sendo disputada por diversos alpinistas do Brasil.